Uema realiza aula piloto sobre o SEI com participação de Pró-reitor da UFMA

Por em 20 de setembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão, realizam aula piloto sobre o SEI, sistema de processo eletrônico administrativo adotado pelo Governo do Estado e suas demais secretarias, na tarde de terça-feira (19), com a participação do Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) da UFMA, o Prof. Walber Lins Pontes, um dos responsáveis pela implementação do SEI dentro da Universidade Federal do Maranhão.

“O SEI vai ser implementado agora no final de novembro, conforme o novo decreto do Governo Estadual, e a Uema intende que para dar mais segurança aos nossos servidores, a nossa comunidade acadêmica sobre a utilização do sistema, é tendo uma aproximação com algum órgão que já utiliza, assim podendo encurtar distâncias de entendimento, facilitando várias etapas”, comenta a Chefe de Gabinete da Reitoria e membro do Comitê Especial para Implementação do SEI na Uema, Luisa Panichelli Lobo.

Toda a aula piloto foi conduzida em formato dinâmico, onde a qualquer momento os pró-reitores presentes, assessores e servidores puderam inserir suas dúvidas e impressões acerca do novo sistema.

=”https://www.uema.br/wp-content/uploads/2023/09/ufffmaaa.jpg 1024w, https://www.uema.br/wp-content/uploads/2023/09/ufffmaaa-300×225.jpg 300w” alt=”” width=”551″ height=”413″ />

“Para nós da UFMA é um prazer participar desse novo processo com a Uema. Somos co-irmãs e estamos envolvidos pelo mesmo motivo que é, o desenvolvimento da nossa organização e do nosso Estado, portanto tirem suas dúvidas e também questionem bastante para podermos tirar o máximo proveito dessa aula piloto”, comentou o Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) da UFMA, o Prof. Walber Lins Pontes.

O Vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Paulo Catunda, também esteve presente durante a aula piloto, onde em sua fala destacou a importância de momentos em que todos os servidores presentes possam sanar suas dúvidas acerca do novo sistema.

“Para nós, como Uema, é interessante termos essa troca com quem já utiliza o sistema há alguns anos para a gente ter essa experiência descrita por quem viu com os próprios olhos as dificuldades de lidar com a troca e implementação de um novo sistema em uma organização que lida e trabalha com o que trabalhamos, a qual é a educação superior”, comenta o Vice-reitor.

A aula piloto foi planejada pela comissão específica para tratar sobre as questões da implementação do novo sistema eletrônico na Universidade Estadual do Maranhão. Ela é apenas a primeira de outras oportunidades que serão abertas para que os servidores da Uema possam ser treinados para uma nova rotina de tramitação de procedimentos em geral na instituição.

O processo de implantação do sistema está sendo realizado em conjunto pela Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) e pela Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati), que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

O que é o SEI

O Sistema Eletrônico de Informações é uma ferramenta de gestão de documento e processos eletrônicos com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho que será adotada pelos servidores de todos os Campi dentro da Universidade Estadual do Maranhão, seguindo os ajustes do Governo Estadual para todos os servidores de entidades e órgãos ligados ao Governo do Estado do Maranhão.

Quais são as vantagens do SEI?

Quais são as funcionalidades do SEI

Dentro da Universidade Estadual do Maranhão, foi criada uma comissão para tratar especificamente sobre as questões relacionadas ao novo sistema eletrônico, além disso, a Coordenação de Desenvolvimento da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), também estará envolvida no processo de treinamento dos servidores de todos os Campi da Uema para compartilhar as informações e tirar possíveis dúvidas a respeito do Sistema Eletrônico de Informações. O calendário de treinamento dos servidores ainda será disponibilizado, assim como, mais informações e detalhes sobre o novo sistema.

Por: Gabrielle Siebra