Campanha Janeiro Branco

Por em 12 de janeiro de 2024

A Campanha Janeiro Branco com o tema “Saúde Mental, enquanto há tempo. O que fazer agora?” visa promover ações práticas de cuidado com a saúde mental e emocional. A cada ano surge um novo olhar sobre o tema, visando construir uma cultura de saúde mental na humanidade. A campanha brasileira foi instituída pela Lei Federal nº 14.556 de 25 de abril de 2023 que estabelece o mês de janeiro para a realização de campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, que abordarão a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas, com enfoque especial à prevenção da dependência química e do suicídio.

A campanha janeiro Branco iniciou-se em 2014 em Minas Gerais, idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão visando estimular a sociedade a debater a importância da saúde mental nas relações humanas. O mês foi escolhido por ser o primeiro do ano, momento em que as pessoas costumam estar mais introspectivas, avaliando e definindo metas, hábitos e objetivos para o ano que se inicia, e, estão mais propensas a incluírem hábitos mais saudáveis na rotina. A cor da campanha é a branca por trazer a ideia de possibilidades, de tela em branco para a livre criação, de algo a ser desenvolvimento, que reflete também a intenção da campanha de inspirar as pessoas a construírem a cultura de cuidar da saúde mental e emocional.

E com um olhar para o cuidado com as pessoas, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida oferece, dentre seus serviços, atendimentos psicológicos para alunos, professores e servidores da comunidade acadêmica. Entendemos que o cuidado com a saúde mental se torna cada vez mais urgente e importante, os dados do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em 2022, aponta que em 2019, aproximadamente um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade, e os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia, segundo a OMS. Cuidar da saúde mental é ampliar a percepção sobre o que é saúde mental, identificar possíveis sinais de alerta como alterações no sono, cansaço, estresse, mudanças no humor, irritabilidade, por exemplo, para evitar desenvolver transtornos relacionados aos quadros de ansiedade, depressão, síndrome de burnout, dentre outros danos à saúde mental. Dentre as ações de autocuidado se destacam: a definição de metas para o ano que proporcione o autoconhecimento e uma rotina mais saudável; estratégias para lidar com o estresse do dia a dia; equilíbrio entre atividades de trabalho e de lazer; aquisição de novas habilidades. Os hábitos saudáveis de cuidado com a saúde física e mental, incluem também alimentação saudável, sono e exercícios físicos regulares, momentos de relaxamento e lazer, interação familiar e social, consultas e exames periódicos, e em algumas situações acompanhamento com psiquiatra e psicólogos, essas atitudes ajudam a promover mais saúde e qualidade de vida.

Fonte:

Organização Pan-americana de Saúde